Educação Infantil
Qual deve ser o perfil do
professor de Educação Infantil?
Ter nível superior e precisa
estar fundamentado em três questões básicas Sensibilidade; Flexibilidade e Conhecimento.
É
o principal deve acreditar nele mesmo, por isso deve estar sempre preparado
para ser um pesquisador capaz de avaliar várias formas de aprendizagem que
estimule sua prática cotidiana, as interações constituídas a criança e a
família em situações específicas, ela precisa de experiência integrada ao ser
fazer docente.
Além da qualidade profissional , que outro
pontos devem se destacar no perfil do professor da educação infantil?
O professor que está sempre
aprendendo e tem conhecimento atualizado sobre os avanços tecnológicos e
científicos da matéria que conduz, será sem dúvida um forte competidor da área
porém, ter conhecimento só, não basta, é preciso que o professor saiba
ensinar, entreter, cativar os alunos e ser
criativos.
Como deve ser a relação
professor-aluno na Educação Infantil?
Deve ser de amizade, de
troca de solidariedade, de respeito mútuo, enfim, não se concebe desenvolver
qualquer tipo de aprendizagem, em um ambiente hostil.
De acordo com texto, o que
é “afetividade”?
Um bom relacionamento entre
professor e aluno, pautado no respeito e no carinho favorecendo uma mediação, focada no desenvolvimento emocional
e social. Educar não significa apenas repassar informações ou
mostrar um caminho a trilhar que o professor julga ser o certo. Educar é ajudar
o aluno a tomar consciência de si mesmo, dos outros, da sociedade em que vive e
o seu papel dentro dela. É saber aceitar-se como pessoa e principalmente aceitar
ao outro com seus defeitos e qualidades.
O que você entende por
“afetividade na relação professor-aluno”? Qual sua importância?
A afetividade é uma condição
indispensável de relacionamento do homem com o mundo, as relações humanas ainda
que complexas são elementos fundamentais na concretização comportamental de um
indivíduo. Desta forma, ao efetuarmos uma análise dos relacionamentos entre
professor/aluno devemos nos atentar aos itens fazem essa relação uma relação
tão significativa na construção do ser humano como ser social-afetivo. Apesar
de não se tratar da única mediação relacional onde ocorre ensino e
aprendizagem, a relação entre docente/discente é ou pelo menos deveria ser a
que melhor revelasse a essência do que é educação infantil. As
experiências afetivas nos primeiros anos de vida são determinantes para que a
pessoa estabeleça padrões de conduta e formas de lidar com as próprias
emoções, a qualidade dos
laços afetivos é muito importante para o desenvolvimento físico e cognitivo da
criança. A relação interpessoal positiva que o aluno constrói com o professor,
como aceitação e apoio, possibilita o sucesso dos objetivos educativos.
Existem contribuições da
afetividade para a aprendizagem?
Sim. Essa contribuições
podem se positiva ou negativa, sendo a
forma como o professor se relaciona com o aluno se reflete nas relações do
aluno com o conhecimento e na relação aluno-aluno no processo de
ensino-aprendizagem é nunca rotular o aluno, porque esse "rótulos"
são internalizados pelo aluno o que o leva a acreditar que são verdadeiros. O
professor é parte fundamental no processo de construção da autoestima e
autoimagem, e rótulos só dificultarão essa construção. Aceitar as diferenças,
respeitar e valorizar sem discriminação e comparações, fará com que esse aluno
se aceite a si mesmo e valorize as suas habilidades e desenvolva seu potencial.
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