domingo, 7 de fevereiro de 2016

  Educação Infantil


Qual deve ser o perfil do professor de Educação Infantil?
Ter nível superior e precisa estar fundamentado em três questões básicas Sensibilidade; Flexibilidade e Conhecimento. É o principal deve acreditar nele mesmo, por isso deve estar sempre preparado para ser um pesquisador capaz de avaliar várias formas de aprendizagem que estimule sua prática cotidiana, as interações constituídas a criança e a família em situações específicas, ela precisa de experiência integrada ao ser fazer docente.

Além da qualidade profissional , que outro pontos devem se destacar no perfil do professor da educação infantil?
O professor que está sempre aprendendo e tem conhecimento atualizado sobre os avanços tecnológicos e científicos da matéria que conduz, será sem dúvida um forte competidor da área porém, ter conhecimento só,  não basta, é preciso que o professor saiba ensinar, entreter, cativar os alunos e ser  criativos.

Como deve ser a relação professor-aluno na Educação Infantil?
Deve ser de amizade, de troca de solidariedade, de respeito mútuo, enfim, não se concebe desenvolver qualquer tipo de aprendizagem, em um ambiente hostil.

De acordo com texto, o que é “afetividade”?
Um bom relacionamento entre professor e aluno, pautado no respeito e no carinho favorecendo uma  mediação, focada no desenvolvimento emocional e social. Educar não significa apenas repassar informações ou mostrar um caminho a trilhar que o professor julga ser o certo. Educar é ajudar o aluno a tomar consciência de si mesmo, dos outros, da sociedade em que vive e o seu papel dentro dela. É saber aceitar-se como pessoa e principalmente aceitar ao outro com seus defeitos e qualidades.

O que você entende por “afetividade na relação professor-aluno”? Qual sua importância?
A afetividade é uma condição indispensável de relacionamento do homem com o mundo, as relações humanas ainda que complexas são elementos fundamentais na concretização comportamental de um indivíduo. Desta forma, ao efetuarmos uma análise dos relacionamentos entre professor/aluno devemos nos atentar aos itens fazem essa relação uma relação tão significativa na construção do ser humano como ser social-afetivo. Apesar de não se tratar da única mediação relacional onde ocorre ensino e aprendizagem, a relação entre docente/discente é ou pelo menos deveria ser a que melhor revelasse a essência do que é educação infantil. As experiências afetivas nos primeiros anos de vida são determinantes para que a pessoa estabeleça padrões de conduta e formas de lidar com as próprias
emoções, a qualidade dos laços afetivos é muito importante para o desenvolvimento físico e cognitivo da criança. A relação interpessoal positiva que o aluno constrói com o professor, como aceitação e apoio, possibilita o sucesso dos objetivos educativos.

Existem contribuições da afetividade para a aprendizagem?
Sim. Essa contribuições podem se positiva ou negativa, sendo  a forma como o professor se relaciona com o aluno se reflete nas relações do aluno com o conhecimento e na relação aluno-aluno no processo de ensino-aprendizagem é nunca rotular o aluno, porque esse "rótulos" são internalizados pelo aluno o que o leva a acreditar que são verdadeiros. O professor é parte fundamental no processo de construção da autoestima e autoimagem, e rótulos só dificultarão essa construção. Aceitar as diferenças, respeitar e valorizar sem discriminação e comparações, fará com que esse aluno se aceite a si mesmo e valorize as suas habilidades e desenvolva seu potencial.


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