Curso de Fundamentos da Educação Superior : “O Apreender
da Leitura e Escrita na produção de textos acadêmicos”.
Relatório á respeito da realização do Curso
de Fundamentos da Educação Superior : “O Apreender da Leitura e Escrita na
produção de textos acadêmicos”. Ocorrido no dia 14 de dezembro de 2014, na
dependência do auditório do IFCE-Instituto Federal do Ceara no município de
Cedro. Tendo como publico alvo os acadêmicos do curso pedagogia da Faculdade
Integrada do Brasil. Dando-se desta- que as palestras dos Prof. Dr.
Carlos Rafael Vieira Caxile com tema: A Leitura e Produção de Textos Acadêmicos.
Prof. Mestrando Lucas Melgaço da Silva ressaltado as teorias que embasam modelo
educacional brasileiro com tema: Fundamentos e Concepções Teóricas da Educação.
Com objetivo de esclarecer e intender o processo direto e indiretamente do trabalho que e feito dentro do curso de pedagogia.
Após, as palavras formais de aberturas dos
trabalhos a palavras foi transferida ao Prof. Dr. Carlos Rafael Vieira Caxile
com uma abordagem referente ao tema A Leitura e Produção de Texto Acadêmicos.Com
ênfase do exercício de leitura e produção escrita que pouco a pouco avança para
uma situação de maior dificuldade e possibilitando ao acadêmicos o um domínio avançado em suas
praticas de docentes como se tornando-se fundamental para as atividades
cientificas. Buscado, registrado e apropriando-se dos conhecimentos já
existente e tudo aquilo que útil para seus próprios fins de produção de
conhecimento. Também ressaltou em sua fala que uma sociedade que tem um sistema
capitalista onde procura a produção e se você não produz você tá fora do
mercado. O compromisso com educação ainda e um desafio que decepciona e ao
mesmo tempo lhe em encanta e que há uma realidade permanente que exigir do
futuros profissionais criatividade e
competência para ser trabalhar em uma sociedade com infinidade de
tecnologia.
Com o
conceito que há a necessidade de pensar , de problematizar situações existentes
no modelo de educação deve-se discutir-se e socializar os conhecimento executando com base no planejamento de textos
que conduzam-se e permita ao alunos o entendimento , percepção e clareza do método cientifico
de sua finalidade e aplicabilidade. Considerando-a a complexidade dessa
tarefa, dada a natureza versátil a
leitura e a escrita , a diversidade cultural e de condições de vida no país é
necessário que aja areavaliação dos modos de organização por parte dos órgão
responsável para busca ações que ampliem
as possibilidades de trabalho e como se dever ser trabalhando.
No entanto, focalizou-se o professor a
responsabilidade de formação de um trabalho acadêmico o qual se sentir instigado a ler e compreender textos teóricos , que desperte a capacidade de
interpretação , de investigação e de formular questões e hipóteses , observar , autocorrigido-se ou reformular o anteriormente formulado a partir da leitura é
feito o processo de sistematização, fichamento, a problemática, a situação do
contexto, temática, objetivo e metodologia que terá como resultado a monografia
ou TCC . Além disso, foi citado pelo
palestrante o ensino bancário, onde o
conhecimento é apenas transmitido para o educando e este deve absorver as
informações sem questionar, o que o reduz à mero espectador, tornando-o um
objeto do processo de ensino, porque não é capaz de exercer atividades básicas
para qualquer sujeito: a participação e o diálogo.
A segunda palestra foi ministrada pelo Prof. Mestrado
Lucas Melgaço da Silva com foco os
Fundamentos e Concepções Teóricas da Educação
tendo como objetivo de apresentar para o acadêmico um entendimento sobre os fundamentos educacionais levando em consideração as concepções
teóricas que basear a educação
brasileira. A formação inicial como a graduação e as influencias da historia da
educação e da pedagogia que se relaciona fortemente com a sociedade e a cultura
de cada época trazendo para filosofia como a raiz histórica que problematizar
as questões pertinentes ao que referem á teoria e pratica educativa.
Citado pelo palestrante os filosofo Plantão “aprender não é
outra coisa senão recordar” afirmaAndrade (2014).
Para ele o conhecimento racional jaz dormente na alma e precisa ser despertado. Aristóteles constituiu
uma parte da lógica que estuda os
raciocínios prováveis.Hegelo
conhecimento é considerado como um processo contínuo, histórico e progressivo .
“segundo vive o homem, assim ele pensa”. Ainda que tenha insistido que a
superestrutura é reflexo da infraestrutura, Marx acentuou que ambas acabam por
se influenciar reciprocamente. Já representado a psicologia foi citado Jean
Piaget formula a ideia de que o
conhecimento é resultado do processo de interação entre o sujeito e o ambiente
circundante. Lev Vygotsky com conceito
de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das
interações sociais e condições de vida. David conhecido
pelo seu realismo sem concessões acerca de mundos possíveis, que desempenham um
papel fundamental nas suas teorias; grande parte da discussão atual tem-se
centrado nas maneiras de obter as vantagens proporcionadas pelas suas análises
sem os respectivos custos metafísicos.
No entanto, o foco dessa palestra reflete sobre as tendências
pedagógicas brasileiras que de acordocom Fogaça(2014),foram muito influenciadas
pelo momento cultural e político da sociedade. Que formaram a prática
pedagógica do país.As quais dividir em duas:Tendências Liberai-se a Tendências Progressistas. A
Tendências Liberais que éa sustentada pela ideia de que o aluno
deve ser preparado para papéis sociais de acordo com as suas aptidões e é
subdividida em tradicional
o ensino centralizado no professor e o alunos são receptores, a
renovadora progressiva caracteriza-se
por centralizar no aluno, considerado como ser ativo e curioso,tecnicista com
o objetivo de aperfeiçoar a ordem social vigente, que é o capitalismo, formando
mão de obra especializada para o mercado de trabalho e renovadora não diretiva (Escola Nova)é
um método centrado no aluno o papel da
escola e de formadora de atitude. Já á Tendências
Progressistas partem de uma análise crítica das realidades
sociais que se ramifica em três
correntes: Libertadora centraliza-se na discussão de temas
sociais e políticos; o professor coordena atividades e atua juntamente com os
alunos, libertária
os conteúdos, apesar de disponibilizados, não são exigidos pelos alunos e o
professor é tido como um conselheiro à disposição do aluno.Crítico-social dos conteúdos” ou
"Histórico-Crítica o ensino/aprendizagem tem como centro o
aluno. Os conhecimentos são construídos pela experiência pessoal e subjetiva.
Conclui-se que é necessário conhecer as tendência e forma a nossa própria
pratica para repassar o conhecimento
adquirido.
REFERÊNCIA
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< http://charlezine.com.br/50-filosofos-contemporaneos/> Acesso em: 23 de dezembro de 2014
FEIRE, Luiz Felipe Salles. Paulo
Freire – Um pouco sobre o conceito de educação bancária. São Paulo,12 de
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http://bioenergeticabrasil.blogspot.com.br> Acesso em: 22 de dezembro de
2014
FOGAÇA, Jennifer. Tendências
Pedagógicas Brasileiras. Disponível
em:<http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/tendencias-pedagogicas-brasileiras.htm> Acesso em: 21 de dezembro de 2014
MENDONÇA Jones F. A DIALÉTICA EM HERÁCLITO, PLATÃO, ARISTÓTELES, HEGEL, MARX E BARTH.
26 de junho de 2013. . Disponível em:
<http://numinosumteologia.blogspot.com.br/2013/06/a-dialetica-em-heraclito-platao.html>
Acesso em: 22 de dezembro de 2014
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Disponível em:<http://pt.wikipedia.org/wiki/Lev_Vygotsky> Acesso em: 19 de dezembro de 2014
Psicologia da Educação. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre.
Disponível em:<
http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia_da_educa%C3%A7%C3%A3o> Acesso em: 19
de dezembro de 2014
BRASIL. Ministério da
Educação Básica. Diretoria de Apoio á Gestão Educacional.
Pacto nacional pela alfabetização na idade certa : planejamento:
alfabetização e ensino da língua portuguesa: ano 1: unidade2. Brasília: SEB,
2012
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