terça-feira, 28 de abril de 2015

Professores têm papel essencial no trabalho com alunos disléxicos

           Se o estudante não consegue aprender da maneira tradicional, ensine-o de outra forma. O sucesso dependerá do cuidado em relação à sua leitura e das estratégias de ensino usadas, como as que seguem:
• Melhorando a autoestima
- Incentive a autoestima do aluno, valorizando o que ele faz bem;
- Ressalte os acertos, mesmo os pequenos;
- Valorize todo esforço e interesse;
- Dê tarefas que o façam sentir-se útil;
- Não use expressões como "tente esforçar-se";
- Fale sobre suas dificuldades, mas sem fazê-lo sentir-se incapaz;
- Respeite o seu ritmo; o disléxico precisa de mais tempo para processar informações.
• Monitorando as atividades
- Certifique-se de que as tarefas de casa foram compreendidas e anotadas;
- Caso ele não entenda a questão, leia-lhe as instruções;
- Leve em conta dificuldades específicas ao corrigir deveres;
- Estimule a expressão verbal;
- Forneça instruções curtas e simples;
- Dê "dicas" específicas de como ele pode estudar a disciplina;
- Oriente-o sobre como organizar-se;
- Não insista em exercícios de fixação repetitivos e numerosos;
- Use o computador, mas certifique-se de que o programa é adequado ao nível dele;
- Permita o uso de gravador;
- Esquematize o conteúdo das aulas quando o assunto for muito difícil para o aluno;
- “Uma imagem vale mais que mil palavras": demonstrações e filmes enfatizam as aulas;
- Não insista para o aluno ler em voz alta; ele tem consciência de seus erros.
• Nas avaliações
- Leia as questões junto com o aluno, para ele entender o que foi perguntado;
- Esteja disponível para esclarecer dúvidas;
- Dê tempo para ele fazer a prova com calma;
- Verifique as respostas e, caso seja necessário, confirme o que ele quis dizer com o que escreveu, anotando suas respostas;
- Ao corrigi-la, valorize a produção do aluno; frases aparentemente sem sentido e palavras incompletas ou erradas não representam conceitos ou informações erradas;
- Faça avaliações orais sempre que possível.

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